top of page

A Pessoa: O Valor do Indivíduo No Todo

Desenhar uma abordagem ao mercado, em que as pessoas são a vantagem competitiva, com novas competências intra e interpessoais.

A empresa detém mais de catorze marcas e comercializa mais de sete categorias de produtos para fumadores. As suas marcas são produzidas na Europa, estando a empresa presente, com estrutura fabril, no Luxemburgo, Alemanha e Hungria, e com estrutura comercial, em França, Bélgica, Espanha e Portugal.


Para esta intervenção seguimos uma abordagem de Mindset, com uma combinação de facilitação, e coaching individual e de equipa. Criámos duas correntes de trabalho paralelas, uma para a liderança, como exemplo de comportamentos como autoaprendizagem e vulnerabilidade; e outra para a equipa, como motor de mudança para comportamentos de colaboração e experimentação. Para ambas, e como trabalho prévio, foi aferida a tendências de metaprogramas de todos os elementos da equipa.


Na corrente da liderança, investimos na partilha de conteúdos para autoestudo, seguidos de sessões de coaching individual, e um acompanhamento sincronizado com a equipa.


Na corrente da equipa, facilitámos uma sessão de observação, com base nos metaprogramas, e de identificação de desafios, desenhando experiências de mercado. Este momento foi reforçado com sessões de coaching individual, com cada elemento, uma semana depois, sobre motivação, e outra um mês depois, sobre aprendizagem.


Os resultados alcançados foram possíveis pelo compromisso da liderança com o desenvolvimento das pessoas e da equipa, e a abertura de espírito da equipa para ser desafiada, considerar outras perspetivas e investir na própria mudança pessoal.


Como benefícios, a equipa destacou 1. a autodescoberta de valores e crenças pessoais, com potencial transformador; 2. a consciência da equipa, enquanto coletivo, sobre as valências de cada um e sobre como as potenciar; e 3. o compromisso pessoal com a mudança, como algo que se lidera e não que se aguarda ou impõe.

bottom of page